31 janeiro 2017

Tudo que você não sabia sobre o ferro.


SOBRE O FERRO


Apesar da sua importância, a carência de ferro é muito mais comum do que se pensa, levando a sintomas como fraqueza, cansaço, falta de apetite, dificuldade para concentração, queda de cabelo e anemia.

O Ferro é um mineral que, entre outras coisas ajuda a transportar oxigênio pelo corpo. Ele também faz parte das enzimas que são essenciais para a digestão e saúde geral do corpo, sem ferro suficiente, os glóbulos vermelhos são poucos e menores, o que significa que eles não conseguem transportar O2 suficiente para onde precisa ir. Quando isso acontece, os seus órgãos e tecidos não conseguem funcionar tão bem como deveriam. 


Existem dois tipos de ferro, saiba a diferença entre eles:
Ferro heme: encontrado nos alimentos de origem animal, como carnes e miúdos
Ferro não-heme: presente nos alimentos de origem vegetal. 


COMO AUMENTAR A ABSORÇÃO DO FERRO

-A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro, Um estudo mostrou que adicionando apenas 63 miligramas de vitamina C (a quantidade de ½ pimentão ou de uma laranja de pequena) a uma refeição, a absorção do ferro dos alimentos vegetais triplicou, por isso, inclua no seu prato os alimentos fontes desse nutriente, como laranja, caju, goiaba, manga, morango, pimentão e tomate.

-Antes de consumir os cereais integrais e as leguminosas, deixe-as de molho na água por pelo menos 8 horas. Isso ajuda a reduzir o teor de ácido fítico ou fitatoum inibidor enzimático, presente na camada mais externa do grão, que prejudica a absorção do ferro.

-Por outro lado, evite consumir alimentos ricos em cálcio, café e chás na mesma refeição com ferro, pois eles prejudicam a absorção do ferro.


MAS COMO ASSIM DEIXAR DE MOLHO ?


Uma das maneiras de diminuir a quantidade de fitato dos grãos é os deixar de molho em água antes de cozinhar. Durante esse processo há a ativação da enzima fitase, que pode reduzir ate 85% o teor de fitato, fazendo com que as suas proteínas, vitaminas e minerais sejam mais facilmente absorvidas pelo organismo.

Além disso, deixar os grãos de molho também reduz o tempo de cozimento, e ajuda a "quebrar" outras proteínas que são mais difíceis de digerir.  

ALGUMAS DICAS

  • Use 2 medidas de água para cada 1 de grão;
  • Depois de esperar as 8 horas para o tempo de molho, descarte a água;
  • Use água pura para realizar o cozimento;
  • Isso é opcional mas se você quiser pode adicionar uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre.
E aí gostou? Então deixa o que achou ai nos cometários ♥
um beijo enoooorme !!




6 comentários:

  1. Oi Lara, eu já sabia do que o ferro fazia no nosso corpo, mas não sabia desse lance de deixar os legumes de molho 8 horas. Vou até comentar com minha mãe, pra gente passar a adotar aqui em casa. Ela vive anêmica, vai ser mt bom pra ela! :)
    Bjks!

    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Legal, eu também não sabia que ajudava deixar de molho por 8 horas. O duro é tentar fazer isso kkk acho que é válido tentar.

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que o ferro era importante pro corpo, mas nunca soube o que ele fazia exatamente. É um papel e tanto, né?
    Gostei muito do post, foi super claro e ainda teve a dica dos grãos <3

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi muitas vezes sobre a importância do ferro e até tento tomar cuidado, mas sei que em excesso também não é muito bom rs. Costumo comer muito cereal por causa disso, mas não sabia dessa coisa de deixar de molho. É meio complicado, principalmente quando se trata de legumes, já que você pega e faz na hora. Mas é muito bom saber ♥

    ResponderExcluir
  5. Que post bem informativo! É sempre bom ler mais sobre estas coisas que influenciam a nossa alimentação e nós nem sabemos.

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, descobri e fui logo fazer esse post. Você acredita que foi uma antiga professora do ensino Médio que me contou?? Vivendo e aprendendo ♥
      Obrigada

      Excluir

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo